Garganta Seca

20 outubro 2023

Sintomas e Causas da Garganta Seca

Irritação, secura, corrimento nasal, uma necessidade urgente de tossir e aquela estranha, mas inconfundível sensação de comichão na garganta. Isto diz-lhe alguma coisa? Estes são alguns dos sinais associados a garganta seca, um sintoma que geralmente não é motivo de preocupação, especialmente quando dura apenas alguns dias.

No entanto, a garganta seca pode tornar-se uma distração quando existem outras coisas nas quais se preferia concentrar, como um jantar especial de aniversário, ou conviver com sua família ou amigos – aqueles típicos momentos felizes que são tão importantes para a sua qualidade de vida. Especialmente quando a garganta seca aparece em conjunto com outros sintomas, como os que caracterizam constipações, gripes ou alergias ao pólen.

Vamos descobrir mais acerca das causas de garganta seca, como podemos gerir estes sintomas e como os podemos prevenir.

Causas da Garganta Seca

O aparecimento do sintoma de garganta seca pode surpreendê-lo a qualquer momento, ao acordar de manhã ou a meio do dia, e em todos os tipos de condições climatéricas. Pode haver muitas causas de garganta seca e por vezes é difícil identificá-las. As mais fáceis de detetar são infeções do trato respiratório superior (constipações comuns) e alergias causadas por substâncias como pelos de animais, ácaros ou outros agentes irritantes transportados pelo ar.

No entanto, não se esqueça que as causas da garganta seca podem também incluir:

  • Desidratação
  • Dormir com a boca aberta (devido a obstrução nasal ou problemas como apneia do sono)
  • Refluxo gastroesofágico
  • Viver num ambiente de ar seco, fraca ventilação ou com elevado uso de ar condicionado.

Tenha em consideração que esta lista não é exaustiva, e como tal deve sempre consultar o seu médico para uma avaliação mais detalhada dos sintomas.

Garganta seca: sintomas

Os sintomas associados à sensação de garganta seca podem ser ligeiramente diferentes de pessoa para pessoa. Caso a sensação de garganta seca se deva a alergias, é possível que experiencie também corrimento nasal.  Na prática, o que pode acontecer é que o excesso de muco produzido pelo nariz poderá chegar à garganta e causar este desconforto.

Sintomas frequentemente associados a sensação de boca/garganta seca incluem:

  • Rouquidão
  • Comichão na garganta
  • Tosse e garganta inflamada 
  • Mau hálito
  • Dificuldade em mastigar e engolir
  • Língua seca
  • Perda ligeira de voz, acompanhada pela necessidade de limpar a garganta frequentemente

Tenha em consideração que esta lista não é exaustiva, e como tal deve sempre consultar o seu médico para uma avaliação mais detalhada dos sintomas.

Garganta Seca: tratamento

Uma vez identificadas as causas, consulte o seu médico, que poderá aconselhá-lo sobre o tratamento mais adequado para que se sinta mais confortável. Por exemplo, se a garganta seca for causada por alergias, o médico pode sugerir tratamento com um anti-histamínico. Se for por refluxo gastroesofágico, os antiácidos podem ser uma opção.

Além disso, o farmacêutico poderá sugerir medicamentos não sujeitos a receita médica ​​para aliviar os sintomas associados a gripe ou constipações, como sprays ou pastilhas para a garganta.

Além disso, existem tratamentos caseiros e pequenos passos que pode adotar no seu dia-a-dia para que se sinta melhor:

  1. Beba muitos líquidos! Uma das causas mais comuns de garganta seca e irritada é a desidratação (causada por um ambiente seco ou associada a doenças como a gripe). Portanto, certifique-se de beber bastantes líquidos ao longo do dia e consumir alimentos ricos em água que o ajudarão a atingir os requisitos diários de ingestão de água, que variam de acordo com o sexo e a idade.

Ingestão de líquidos – Garganta Seca

  1. Tenha atenção à forma como dorme! Se o problema da garganta seca ocorrer pela manhã e estiver relacionado com uma respiração através da boca durante o sono, consulte o seu médico, que o irá ajudar a entender se se trata de apneia do sono e sugerir o tratamento adequado.
  2. Descanse e bebidas quentes! Se a garganta seca ocorre no inverno e está associada a febre e dor, pode ser devido a doenças sazonais. É bom descansar e beber bastantes líquidos (água morna, caldos, sopas). Certifique-se de que o nível de humidade na sua casa é adequado, para evitar que o ar fique seco.

Bebidas quentes – Garganta Seca

  1. Se tem alguma alergia, lute contra os alergénios! Como as alergias causam garganta seca, evite os alergénios que a provocam: se o pólen estiver envolvido, evite passar mais tempo ao ar livre do que o necessário. Se a poeira for também um problema, compre roupas de cama à prova de ácaros e aspire a casa regularmente. Peça aconselhamento ao seu médico e farmacêutico para sugerir o tratamento mais adequado aos seus sintomas, e melhorar a sua qualidade de vida.
  2. SOS refluxo. Se a secura na garganta for devido a refluxo gastroesofágico, é aconselhável consultar um profissional de saúde que recomendará o tratamento adequado. No entanto, nestas circunstâncias, um bom hábito é dormir com o tronco ligeiramente elevado.

Refluxo gastroesofágico – Garganta Seca

Mesmo que às vezes seja difícil identificar a causa, devido aos muitos fatores envolvidos, existem pequenos passos que pode adotar para evitar e/ou aliviar o desconforto.

Assim, não usar ar condicionado em excesso e garantir que sua casa e local de trabalho sejam saudáveis, ventilados e livres de poluição, fumo, alergénios (como poeira ou pelos de animais), irão ajudar as mucosas da sua garganta.

A sua garganta protege-o: proteja-a também

A garganta é uma estrutura que que desempenha um papel crucial na forma como interage com as pessoas ao seu redor. Por isso é tão importante cuidar e mantê-la saudável.

Caracterizada pela ligação entre o mundo exterior e os órgãos internos, a garganta é particularmente vulnerável a ataques por parte de vírus, bactérias, alergénios e outras substâncias provenientes da poluição atmosférica. Já alguma vez notou que a dor de garganta é frequentemente o primeiro sintoma que sente quando não está bem? O sistema imunitário, presente na mucosa do trato respiratório superior (desde a parte posterior do nariz até à garganta), é geralmente dos primeiros a agir quando algo está errado.

Portanto, o aumento da sensibilidade ou o aparecimento de sintomas na garganta são um alarme para as doenças mais comuns, desde alergias de primavera a doenças das estações do ano mais frias.

Cuidar da garganta significa cuidar da sua saúde. Uma garganta bem hidratada e saudável permite que se expresse com clareza, dê voz aos seus sentimentos e cante sempre que tiver vontade.

Não é preciso muito para cuidar da garganta e prevenir muitas das causas mais comuns de garganta seca. Siga alguns pequenos truques e a sua garganta irá agradecer-lhe!

 

ANG 199-11/24