20 outubro 2023
Causas e Tratamento da Tosse Seca
Se já teve tosse seca, sabe como pode afetar a sua vida. O que começa com uma simples comichão na garganta, rapidamente pode evoluir para tosse, e muitas vezes com uma duração prolongada. O desconforto físico da tosse pode até causar constrangimento, principalmente se trabalha com pessoas e precisa de falar muito ao longo do dia.
Quando a tosse seca se torna persistente, pode facilmente tirar-nos a alegria de conversar com amigos ou família, para partilhar boas notícias e os melhores momentos do dia.
Como pode controlar a sua a tosse? Que tratamentos podem aliviar os seus sintomas e manter a tosse seca sob controlo?
Aqui poderá encontrar algumas informações sobre tosse seca, desde os fatores que a desencadeiam e os sintomas, até opções de tratamento.
Tosse seca: o que é
A tosse seca está, de forma geral, associada à inflamação das mucosas da garganta, que entram em contato com alergénios ou agentes patogénicos externos.
A tosse em si é um reflexo de defesa do nosso corpo para limpar o trato respiratório superior (por exemplo, as narinas, faringe e laringe) de vírus, bactérias e outros elementos nocivos que podem atingir os pulmões. A sua função como barreira protetora, é a razão pela qual o nariz e a garganta são tão suscetíveis a infeções.
Tosse seca: causas e fatores de risco
Embora as infeções virais das vias respiratórias superiores ou doenças inflamatórias dos brônquios sejam geralmente responsáveis pela tosse seca, existem outras causas a considerar. A identificação da causa provável depende se a tosse dura menos de 2-3 semanas (aguda) ou 8 semanas ou mais (crónica).
As causas de tosse seca mais comuns incluem:
- Asma e alergias: a exposição aos alergénios pode causar tosse seca persistente;
- Laringite pode causar irritação e inflamação da garganta;
- Ar seco: permanecer num ambiente com ar seco pode irritar as mucosas da garganta;
- Substâncias Irritantes: fumo, pó e ambientes poluídos estimulam a tosse;
- Refluxo Gastroesofágico: é muitas das vezes a causa da irritação da garganta e da tosse seca.
Tenha em consideração que esta lista não é exaustiva, e como tal deve sempre consultar o seu médico para uma avaliação mais detalhada dos sintomas.
O clima pode ser também um fator de risco - às vezes podem ocorrer ataques de tosse aquando das mudanças de estação, que criam condições de clima quente, frio ou seco. Fumar pode ser também um fator de risco conhecido, além da poluição e do pó.
Tosse Seca: Sintomas
A Tosse seca distingue-se da tosse produtiva, uma vez que não tem excreções, o que significa que está quase ou completamente livre de muco, enquanto a tosse produtiva caracteriza-se pela presença de muco.
A tosse seca pode irritar, provocar sensação de queimadura e causar dor na garganta. Pode ainda manifestar-se por ataques de tosse intensos, repetidos e frequentes.
A tosse pode piorar quando se deita ou vai dormir. Nos estádios mais agudos, a tosse seca impede uma noite de descanso tranquila. Quando a tosse seca está associada a uma constipação comum, esta geralmente é acompanhada por rouquidão, febre, mal-estar geral e dor de garganta.
Tratamento Tosse Seca
Primeiro, uma mensagem para os fumantes: caso tenha tosse persistente, pode ser uma boa oportunidade para parar de fumar. A irritação química pode transformar a tosse em tosse crónica. Também pode levar a condições muito mais graves no futuro, como bronquite ou enfisema.
Além disso, é útil estar ciente do clima nos espaços de trabalho e das nossas casas, e evitar que o ambiente fique muito seco. Pode optar por configurar um humidificador em casa ou no escritório. Manter o nível adequado de humidade é essencial para proteger as vias respiratórias e mantê-las saudáveis, além de promover a recuperação das vias respiratórias irritadas com tosse seca.
Existem também remédios caseiros e naturais que podem ajudar a que se sinta mais confortável enquanto o corpo auxilia o processo de recuperação.
- O mel é conhecido por ter um efeito calmante para a tosse seca, cobrindo a parte de trás da garganta para aliviar a irritação. Tente beber água morna com mel e limão, ou tomar 1 a 2 colheres de chá de mel 30 minutos antes de dormir.
- Pode também tentar inalar vapor através de uma tigela com água a ferver (antes de o fazer, confirme que o vapor está a uma temperatura segura antes de inalar). Pode também tentar adicionar ingredientes naturais à água, como eucalipto.
- Manter-se hidratado é também importante. Além de beber muita água, os chás de ervas e infusões aumentam a ingestão de líquidos e podem ser calmantes para a garganta irritada, sendo um bom remédio natural para a tosse.
A tosse é um reflexo natural que nosso corpo ativa para proteger os pulmões, como resposta a uma infeção, alergia ou irritação. Geralmente, a tosse aguda desaparece em menos de 3 semanas, mas se os sintomas persistirem o suficiente para comprometer o bem-estar e afetar a qualidade de vida, lembre-se de que existem várias medidas terapêuticas que podem experimentar.
Se a tosse se tornar crónica ou precisar de apoio durante o dia, o seu médico ou farmacêutico poderão aconselhá-lo sobre os tratamentos (naturais, farmacológicos ou combinados) que podem ajudar a aliviar a tosse seca e restaurar a saúde do trato respiratório.
Muitos procuram o farmacêutico para recomendações. É provável que estes tenham muitas opções disponíveis para controlar a tosse seca e irão ajudar a escolher o tratamento e a administração mais apropriados para cada situação. Nestes casos, podem recomendar sprays para a garganta, pastilhas, sedativos ou medicamentos antitússicos que suprimam o impulso da tosse.
Não perca a vontade de rir, conversar e disfrutar da vida com os que mais ama. Cuide da sua garganta e continue a expressar-se!
ANG 196-11/24