20 outubro 2023
Rouquidão: o que é, causas e como tratar
Rir, cantar, conversar: a nossa voz é das ferramentas que mais usamos no dia-a-dia para nos expressarmos, e por isso a rouquidão pode facilmente afetar a sua vida social. Esta também pode afetar o seu trabalho, tornando mais difícil falar em reuniões e com os seus colegas e clientes. É importante entender as razões pelas quais a rouquidão ocorre e que ações podemos tomar.
Rouquidão: o que é
A rouquidão é uma condição marcada por mudanças no tom ou na qualidade da voz, que pode fazer com que fique mais fraca, áspera ou rouca.
A sensação de rouquidão pode ser diferente de pessoa para pessoa, e pode incluir sinais como:
- Variação do volume e/ou qualidade da voz;
- Mudança no tom de voz;
- Dificuldade em falar;
- Sensação de garganta áspera e a ‘arranhar’.
A rouquidão pode ser causada por diversos fatores. É importante saber que, como a tosse ou a comichão na garganta, a rouquidão não é uma doença, mas sim um sintoma que pode ter várias causas. Dependendo da condição subjacente que a causou, outros sinais e sintomas também podem estar presentes. Por exemplo, uma doença viral também pode resultar em dor de garganta, tosse e espirros. Às vezes, a rouquidão pode estar associada à dificuldade em engolir ou respirar.
Os termos rouquidão e disfonia são frequentemente usados como sinónimos, embora a rouquidão seja um sintoma de alteração na qualidade da voz e a disfonia seja um diagnóstico. Rouquidão ou disfonia podem ocorrer em todas as idades. Em crianças pequenas, os sintomas de rouquidão podem ser reconhecidos pelo choro anormal e qualquer suspeita deve levá-lo a procurar orientação médica.
Rouquidão: causas
Existem várias razões para a rouquidão. Estas não estão geralmente relacionadas a doenças graves e duram apenas alguns dias. Na maioria das vezes, a rouquidão está associada a constipações, alergias ou esforço vocal.
Todos nós experimentamos situações em que esforçamos as nossas cordas vocais ao falar mais alto, ou nos constipamos ou passamos algum tempo em ambientes com ar condicionado.
A laringite também pode causar rouquidão. Isto acontece quando existe uma inflamação temporária das cordas vocais, o que também pode ser causado por alergias, constipações ou devido a uma infeção do trato respiratório superior.
Em alguns casos, a rouquidão pode ser causada por patologias que afetam as cordas vocais (vírus e crescimentos anómalos como quistos, papilomas, pólipos e nódulos), o nervo laríngeo recorrente, a laringe ou a traqueia. Às vezes, a rouquidão pode ser causada pela presença de refluxo gástrico.
Algumas pessoas têm maior risco de desenvolver problemas da voz do que outras. Por exemplo, tabagismo – caso tenha esse hábito, recomendamos que pondere deixar de fumar. Para além da cessação tabágica ter um efeito benéfico na sua saúde geral, irá também reduzirá o risco de rouquidão.
Problemas de rouquidão são também mais comuns em determinadas profissões, como cantores e professores, uma vez que as suas atividades envolvem o uso intensivo das cordas vocais.
Tenha em consideração que esta lista não é exaustiva, e como tal, deve sempre consultar o seu médico para uma avaliação mais detalhada dos sintomas.
Rouquidão: prevenção
Existem alguns passos que pode tomar para ajudar a prevenir a ocorrência de rouquidão.
Em primeiro lugar, evite fumar e/ou estar perto de pessoas que fumam - muitas vezes é um fator subestimado, mas respirar perto de outra pessoa que esteja a fumar pode piorar significativamente a disfonia ou a rouquidão.
Mantenha-se hidratado – beba bastantes líquidos e evite alimentos e bebidas que desidratam o corpo, como o álcool e a cafeína.
Lave as mãos com frequência, de forma a evitar infeções do trato respiratório, que podem causar rouquidão.
Outra sugestão é garantir que o ar que respiramos não esteja muito seco. É fácil humidificar o nosso ambiente, recorrendo a humidificadores especiais ou colocando toalhas molhadas nos radiadores quando ligados.
Caso sofra de rouquidão com frequência, devido a um esforço excessivo e diário da sua voz, pode ser necessário consultar um especialista para terapia da voz. Estes especialistas podem ensinar exercícios e práticas para usar a voz de uma maneira que reduza o esforço e que evite a mesma.
Rouquidão: tratamento
Tratar a rouquidão pode não ser uma tarefa fácil devido à variedade de situações que a causam. Normalmente, este sintoma acaba por desaparecer num curto espaço de tempo, no entanto, e caso dure 3 semanas ou mais, deve consultar o seu médico.
Poderá também solicitar o aconselhamento de um farmacêutico, que irá recomendar produtos para ajudar a aliviar o incómodo causado pela rouquidão, para que possa voltar a aproveitar a vida o mais rapidamente possível. Por exemplo, se a sua rouquidão for causada por uma constipação, os farmacêuticos poderão aconselhar medicamentos não sujeitos a receita médica para alívio dos sintomas associados. Caso a causa seja refluxo gastroesofágico, os antiácidos poderão ser uma opção.
Enquanto isso, algumas medidas não farmacológicas e “remédios caseiros” para a rouquidão podem também auxiliar no processo de tratamento.
Descanse a voz e a garganta durante alguns dias. Deve tentar evitar esforçar a voz em demasia e só falar se for absolutamente necessário. Deve também evitar sussurrar, e evitar limpar a garganta ou tossir, uma vez que estes atos podem causar ainda mais irritação.
Beba bastante água para se hidratar. Beber líquidos pode aliviar o sintoma de rouquidão e humedecer a garganta. Conforme mencionado na secção de prevenção, é uma boa ideia evitar líquidos como café e álcool, pois podem aumentar a secura da garganta.
Humedeça a garganta com pastilhas. Isso estimula a salivação e pode ajudar a acalmar a garganta.
A sua voz é importante para se expressar – ajude a trazê-la de volta!
A rouquidão pode dificultar o seu dia-a-dia. Quando a voz muda devido à mesma, pode tornar-se bastante incomodativo, dificultando a forma como nos expressamos e comunicamos. No entanto, se souber como prevenir e gerir a rouquidão, poderá voltar a aproveitar a sua vida e cantar em voz alta no chuveiro.
ANG 197-11/24