05 outubro 2021
Principais causas da dor de garganta
A dor de garganta pode surgir isolada ou estar associada a outros sinais ou sintomas como a febre, dificuldade em engolir alimentos, mau hálito, dores de ouvidos ou aumento de volume dos gânglios do pescoço. Abaixo poderá encontrar as principais causas de dor de garganta.
Causas da dor de garganta
As dores de garganta comuns são frequentemente provocadas por uma inflamação das amígdalas, da faringe ou laringe, cuja intensidade varia entre uma sensação de garganta irritada e uma dor intensa que dificulta o engolir. Estão geralmente associadas aos estados gripais e constipações ou mudanças bruscas de temperatura, o que faz com que não surjam exclusivamente no inverno, mas ao longo de todo o ano.
Origem viral
A causa mais frequente de dores de garganta está relacionada com infeções por vírus e derivam sobretudo de gripes e constipações tipicamente associadas ao tempo frio/inverno. Manifestam-se através de uma dor de garganta viral moderada que dura aproximadamente 5 dias, quando diagnosticadas e tratadas prontamente. Quanto maior concentração de pessoas em áreas fechadas com grande proximidade e fraca circulação de ar, maior a probabilidade de transmissão dos vírus.
Origem bacteriana
As dores de garganta podem ter origem numa infeção bacteriana garganta, no entanto são menos frequentes do que as infeções virais. Nestas situações a dor de garganta é intensa: a garganta apresenta pontos brancos (placas de pus) e geralmente provoca sintomas como febre, calafrios, mal-estar, dor ao engolir, dores de cabeça, dor abdominal e falta de apetite.
Fatores ambientais
Além dos vírus e das bactérias, há fatores ambientais que também podem causar dores de garganta e irritação, tais como o ar quente e seco do aquecimento ou o ar frio do ar condicionado, a poluição industrial e os contaminantes químicos presentes no ar, bem como o fumo do tabaco e os ambientes carregados. Por outro lado, é mais suscetível de sofrer problemas de garganta quem utiliza muito a voz.
ANG 134-10/23