20 outubro 2023
Garganta Irritada: Causas e Sintomas
Já alguma vez sentiu a garganta irritada? Talvez possa dar mais atenção a este sintoma quando está a fazer uma apresentação, ou quer torcer pela sua equipa num jogo importante? O desconforto na garganta pode realmente afetar a sua vida, e por isso é importante conhecer as causas e encontrar a solução certa para recuperar o mais rapidamente possível.
Garganta Irritada: causas
A Garganta Irritada é uma condição caracterizada pela sensação de inflamação e comichão na área entre a base da língua e a faringe.
A garganta irritada pode surgir por inúmeras causas:
- Faringite, laringite e amigdalite;
- Traqueíte;
- Alergias alimentares;
- Alergias respiratórias, particularmente comuns em alturas específicas do ano como a primavera;
- Refluxo gastroesofágico;
- Queimaduras - que podem ocorrer quando ingerimos comida ou bebidas que estão demasiado quentes;
- Gripe ou constipações;
- Rinite
Dependendo da gravidade, as pessoas com garganta irritada podem apresentar sintomas como tosse seca, dor, vermelhidão das mucosas, tom de voz mais grave e dificuldade em engolir. Tenha em consideração que esta lista não é exaustiva, e como tal deve sempre consultar o seu médico para uma avaliação mais detalhada dos sintomas.
Caso sinta a garganta irritada com frequência, pode considerar adotar alguns hábitos no seu dia-a-dia que irão ajudar a reduzir a periocidade e duração dos sintomas. Estes hábitos incluem:
- Manter-se hidratado
- Limitar ou evitar abrir janelas ou passar muito tempo em espaços exteriores nas épocas de maior incidência de alergias
- Lavar as mãos regularmente nas épocas de gripe e constipações
Garganta Irritada: tratamento
Ter a garganta irritada é desconfortável, mas existem várias formas de proporcionar um alívio garganta irritada. Aconselhamos sempre que consulte o seu médico ou farmacêutico para uma recomendação mais detalhada e ajustada aos seus sintomas.
É importante relembrar que a garganta irritada é apenas um sintoma, o que significa que não é tratada “diretamente” com uma terapia específica, mas “indiretamente”, resolvendo a condição médica subjacente.
Quando surgem os primeiros sinais de garganta irritada, existem formas simples que podem ajudar a aliviar o desconforto:
- Certifique-se de que o ar não está muito seco. Muitas vezes o ar que respiramos em casa é muito seco, principalmente nas épocas do ano em que mantemos o aquecimento ligado. Nesses casos, é importante humidificar o ar, o que pode ser feito de uma forma simples, recorrendo a humidificadores especiais.
- Evite alimentos sólidos muito secos: alguns alimentos podem irritar a garganta quando são difíceis de ingerir.
- Beba água regularmente: isto ajuda a manter a garganta húmida, e ajuda a evitar a tosse seca.
- Coma mel.
- Beba chá de gengibre quente, com limão e mel.
Deve procurar aconselhamento médico caso a sensação de garganta irritada persista por alguns dias, e/ou no caso de ser acompanhada por outros sintomas como:
- Dor de garganta intensa
- Febre
- Dificuldade em engolir
- Dificuldade em respirar
- Pieira
- Urticária
- Edema facial
Não deixe que a garganta irritada ponha os seus planos em pausa
Quer esteja a planear torcer em voz alta pela sua equipa favorita, fazer uma viagem até às montanhas, ou simplesmente disfrutar de um dia com os amigos sem aquela irritação na garganta incomodativa, tire um tempo para cuidar de si e sentir-se bem.
ANG 198-11/24