19 março 2024
Garganta Inflamada Crianças: o que fazer?
A dor de garganta é uma sensação muito desagradável para os adultos, e para as crianças é ainda mais - pode facilmente arruinar os seus momentos de brincadeira no parque com os amigos ou até mesmo de aproveitar o seu lanche favorito.
Geralmente, a dor de garganta nas criança não tem uma duração extensa, no entanto, pode ser um sintoma de algo mais sério. Por isso, é muito importante entender as causas, reconhecer os sintomas e usar as melhores soluções para que os seus filhos se sintam melhor imediatamente.
Vamos descobrir como tratar as dores de garganta em crianças e aliviar os sintomas. Caso tenha dúvidas sobre os sintomas do seu filho, deve sempre consultar um pediatra ou outro médico assim que possível.
Garganta Inflamada em crianças: o que é
A dor de garganta é uma inflamação dolorosa da parte posterior da garganta (faringe). Como a infeção da faringe envolve quase sempre as amígdalas, a amigdalite (inflamação das amígdalas) já foi também um nome comum para a faringite infeciosa.
É uma queixa muito comum em todas as idades e pode ser um dos primeiros sinais de outra doença, como constipação, gripe ou mononucleose.
A causa mais comum de dor de garganta é a infeção por vírus, mas pode também ser causada por bactérias.
Garganta Inflamada em crianças: sintomas
Os sintomas mais comuns de faringite são:
- Vermelhidão na garganta
- Corrimento nasal ou nariz entupido
- Tosse seca
- Rouquidão
- Vermelhidão nos olhos
- Dor de garganta
- Febre
- Gânglios linfáticos do pescoço aumentados
- Comichão na garganta
- Vermelhidão na parte de trás da boca
Existe a possibilidade de surgirem sintomas ligeiramente diferentes para uma infeção bacteriana, como faringite estreptocócica. Em bebés, os sintomas da faringite estreptocócica podem incluir febre e amígdalas muito vermelhas. Ao fazer a palpação pode sentir os gânglios linfáticos do pescoço mais inchados. Nesse caso, é muito importante procurar orientação médica de um pediatra para iniciar o tratamento adequado.
Garganta Inflamada em crianças: prevenção
As estratégias de prevenção podem ajudar a impedir que o seu filho fique com dor de garganta. Existem vários hábitos úteis que reduzem o risco de dor de garganta, tais como:
- Utilizar um humidificador para ajudar a manter a garganta húmida e reduzir a quantidade de ar seco no seu ambiente. O ar seco é um dos fatores que causa o aparecimento de dores de garganta;
- Evite locais com grandes aglomerados de pessoas, como transportes públicos;
- Evite o contacto com pessoas que têm dor de garganta ou sintomas de constipação ou gripe;
- Não partilhe talheres ou copos com outras pessoas. Estes podem ter sido usados por outra pessoa, correndo o risco de infetar crianças com vírus e bactérias;
- Lave as mãos com frequência, especialmente depois de assoar o nariz ou cuidar de uma criança com dor de garganta;
- Se uma criança com faringite colocar brinquedos na boca, lave esses objetos cuidadosamente com água e sabão desinfetante e depois enxague bem;
- Descarte imediatamente quaisquer lenços sujos de nariz e, em seguida, lave as mãos.
Garganta Inflamada em crianças: tratamento e medidas caseiras
O que deve fazer quando o seu filho tem a garganta inflamada?
- Pode dar-lhe comidas e bebidas frias, como por exemplo um gelado: escolha o seu sabor favorito e eles ficarão felizes!
- Outro remédio para garganta inflamada infantil é o uso de sprays ou pastilhas para a garganta – peça a recomendação a um farmacêutico do formato e princípio ativo mais adequados.
Algumas opções de tratamento disponíveis nas farmácias contêm ingredientes específicos que ajudam a aliviar a dor de garganta e promover o tratamento da mesma.
Enquanto o seu filho estiver doente, é importante continuar atento aos sinais e sintomas, uma vez que podem caracterizar uma doença mais grave. Deve procurar aconselhamento por parte de um pediatra se:
- Estiver com dificuldades em respirar, ou se sente que a respiração está diferente do normal;
- Tiver dificuldade em engolir, especialmente se tiverem mais salivação do que o normal;
- Tem o pescoço dorido;
- Tem febre elevada (38° C ou superior);
- Recusa beber ou está a ingerir menos líquidos que o normal;
- A dor for intensa;
- O seu filho está muito sonolento, e tem dificuldade em acordá-lo ou mantê-lo acordado;
- Tem erupção cutânea, dor de cabeça, dor de estômago ou vómitos - para verificar se está perante faringite estreptocócica (ou outras infeções);
- Esteve perto de alguém com faringite estreptocócica, e está de momento com dor de garganta, recomendamos a que visite o médico para um aconselhamento mais apropriado.
A dor de garganta é difícil para as crianças, mas encontrar a solução certa pode ajudá-los a sentirem-se melhor
É difícil ver um filho a sentir-se mal, e por isso queremos de imediato cuidar deles. Quando têm dor de garganta, alguns passos simples e cuidados em casa podem ajudar a aliviá-los e deixá-los continuar a disfrutar do seu dia-a-dia.
A última coisa a saber é: qual é o gelado favorito do seu filho?
ANG 194-11/24