06 outubro 2021

Diferenças entre gripes e constipações

Titolo opzionale

Gripes e constipações confundem-se facilmente.
Saiba como distingui-las…

As pessoas tendem a confundir gripes e constipações por se tratarem de infeções frequentes com sintomas semelhantes. No entanto, os vírus que estão na origem da gripe e das constipações são diferentes.  Ao contrário da gripe, os sinais e sintomas das constipações surgem de forma gradual e são maioritariamente limitados às vias respiratórias superiores, sendo que situações de febre alta ou dores no corpo ocorrem raramente. No caso da gripe os sinais e sintomas sistémicos são mais frequentes e surgem de forma súbita, podendo levar a mais complicações.

Este tipo de infeções pode despoletar algumas complicações, mais ou menos graves, como a extensão a estruturas adjacentes (rinossinusite ou otite), uma infeção bacteriana ou um agravamento de doenças crónicas (como a asma). Por isso, é muito importante preveni-las ou tratá-las.

Referência:
Adaptado de:  https://www.hospitaldaluz.pt/pt/guia-de-saude/saude-e-bem-estar/177/constipacao-gripe-covid-19 Consultado a 18/08/2021

Artigos relacionados

  1. Breve Auto-diagnóstico

    A boca é a porta de entrada do nosso organismo para o ambiente externo. Consulte este artigo para saber como fazer um breve auto-diagnóstico da sua saúde oral.

    Categorias: Saúde Oral