01 outubro 2021
Como manter uma boa higiene oral?
A saúde oral dos dentes e da boca está diretamente relacionada com o nosso bem-estar geral.
A principal função da higiene oral é a remoção da placa bacteriana da superfície dos dentes e deve iniciar-se como hábito diário desde a erupção do primeiro dente do bebé.
Uma boa higiene oral é aquela que resulta da remoção eficaz dos restos alimentares (principalmente após as refeições) e, ao mesmo tempo, impossibilita a “ligação” de um conjunto de bactérias aos dentes e gengivas, de forma a impedir a destruição dos dentes pela ação dessas bactérias.
Uma correta e eficaz higiene oral é fundamental para os dentes, gengivas e boca se manterem em boas condições e evitar o aparecimento de doenças da cavidade bucal.
Não se esqueça, prevenir é sempre mais fácil que tratar.
4 Regras para uma Boa Higiene Oral
Regra 1
Deve escovar os dentes sistematicamente durante pelo menos dois minutos após cada refeição e após a ingestão de bebidas açucaradas para remover as bactérias e evitar a formação da placa bacteriana, a principal causa de cáries e tártaro.
Regra 2
Use sempre o fio dentário após a escovagem dos dentes para remover restos de alimentos nos espaços interdentários. A passagem do fio dentário entre os dentes é essencial para uma limpeza eficaz nestes locais e para prevenir cáries.
Regra 3
Use um elixir bucal. O palato, a zona por baixo da língua, as bochechas e as zonas abaixo da linha das gengivas, apenas são limpos com o terceiro passo, o elixir, que atua onde a escova e o fio dentário não chegam. O elixir ajuda ainda a criar uma barreira de proteção contra microorganismos, como as bactérias, que vai defender a boca dos inimigos dos dentes e gengivas.
Regra 4
Para a saúde dos seus dentes siga uma dieta equilibrada, com baixo teor de açúcar, rica em frutas e legumes, alimentos que contenham vitaminas C, A e D, e minerais essenciais, como o cálcio, fósforo e potássio.
ANG 132-10/23