18 março 2024
Amigdalite: Causas e Tratamento
A grande maioria das pessoas já teve amigdalite pelo menos uma vez na vida e a maioria dos casos ocorreu na infância. A amigdalite caracteriza-se pela dor causada pelas amígdalas inflamadas e pode causar dificuldade em engolir, estados febris e fadiga.
Esta inflamação é geralmente causada por infeções virais ou, de forma menos comum, por infeções bacterianas. Para algumas pessoas, ocorre com tanta frequência e dura tanto tempo que a cirurgia parece ser a única maneira de controlar.
Vamos então compreender melhor o que é a amigdalite e como tratá-la.
Amigdalite: o que é
As amígdalas são duas massas de tecido linfático, com uma forma oval, que se localizam na parte de trás da garganta, estando uma de cada lado da garganta. E elas fazem parte do sistema imunitário do nosso corpo.
Devido à sua localização na garganta e região do palato, as amígdalas desempenham um papel importante em impedir que alguns microrganismos entrem no nosso corpo pela boca ou pelo nariz.
As amígdalas têm uma resposta mais ativa em crianças e jovens adultos, como uma linha primária de defesa contra a entrada de microrganismos no nosso corpo.
Estas podem ficar inflamadas, muitas vezes devido a uma infeção viral, mas também, com menor incidência, a uma infeção bacteriana. Conhecido como amigdalite, esta inflamação causa inchaço e vermelhidão. Além disso, podem também apresentar manchas amareladas.
Amigdalite: sinais e sintomas
Um dos sinais mais imediatos é a febre, que pode ser acompanhada de mal-estar geral, dor de cabeça, dor de garganta e dificuldade em engolir. Em alguns casos, há também o aparecimento de dor nos ouvidos, vermelhidão, inchaço dos gânglios linfáticos do pescoço e mau hálito.
Geralmente, quando a dor de garganta é causada por um vírus, os sintomas são mais leves e duram cerca de uma semana.
Em alguns casos, a amigdalite pode ser causada por uma infeção bacteriana, como a faringite estreptocócica (causada pela bactéria conhecida como estreptococo do grupo A), que pode levar a complicações graves se não for tratada. Por isso é importante consultar um médico caso os sintomas persistam.
Amigdalite: prevenção
Quando as temperaturas baixam e o inverno bate à porta, é importante mantermo-nos quentes! E existem alguns passos simples que podem ajudar a prevenir infeções da amígdala.
Primeiro, aconselhamos a que lave e desinfete as mãos com frequência para eliminar os microrganismos com os quais entra em contato todos os dias.
Embora a amigdalite não seja contagiosa, os vírus ou bactérias que a causam podem ser – por outras palavras, estes vírus ou bactérias podem transmitir-se a outras pessoas e fazer com que se sintam mal, mas podem não infetar as suas amígdalas. Caso você ou alguém da sua família não se sinta bem, existem alguns passos simples que pode fazer para proteger os outros.
- Não partilhe comida ou bebidas com outros;
- Na fase mais aguda da infeção, evite espaços fechados e com muitas pessoas;
- Caso tenha tosse e espirros, cubra a boca e o nariz.
Amigdalite: tratamento
O tratamento da amigdalite depende da causa da infeção: se é viral ou bacteriana.
Existem várias opções de tratamento disponíveis que podem oferecer alívio dos sintomas, como pastilhas, sprays, analgésicos ou soluções antisséticas.
Se a amigdalite for causada por uma infeção bacteriana, o seu médico poderá prescrever um antibiótico.
Além disso, existem outros medicamentos com os quais pode complementar o tratamento e ajudar a aliviar os sintomas de dor.
Tantum Verde é um medicamento de ação rápida na dor, disponível em farmácias e parafarmácias. Contém um ingrediente ativo chamado benzidamina com propriedades analgésicas e anestésicas que lhe conferem uma dupla ação, que atua para reduzir a inflamação e aliviar a dor causada pela mesma.
Tantum Verde está disponível em spray ou pastilhas. Aconselhe-se junte do seu farmacêutico, para que tenha uma recomendação mais apropriada aos seus sintomas.
Amigdalite: Remédios caseiros
Quando a amigdalite se deve a uma infeção viral, existem alguns tratamentos que pode preparar em casa que o podem deixar mais confortável e promover uma melhor recuperação.
Estes tratamentos caseiros incluem:
- Beber bastante água;
- Dissolver mel e limão num copo de água quente, ou preparar um chá quente com mel;
- Utilizar um humidificador ou o vapor do banho para manter o seu espaço mais húmido;
- Descansar o máximo possível;
- Comer gelado ou bebidas frias.
Acalme a sua garganta enquanto suas amígdalas recuperam
A inflamação causada pela amigdalite pode ser especialmente dolorosa, causando dor de garganta. A boa notícia é que existem muitas opções disponíveis para ajudar a aliviar a dor enquanto o corpo luta contra a infeção das amígdalas inchadas.
Recomendamos que consulte sempre um médico ou pediatra (caso a condição esteja a afetar o seu filho) e encontre a solução mais adequada.
TTV 115-11/24 PUB